sábado, 21 de abril de 2012

Eu acho que vi um gatinho...

Eu me pergunto, "Por que eles? Por que não os cães? Por que não os pássaros, cavalos, peixes, ursos..." Enfim, por que os gatos me fascinam? O que há de tão especial com eles? É só isso que eu queria descobrir...


O gato doméstico (Felis Silvestris Catus), é um animal da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação. Ocupando o topo da cadeia alimentar, é um predador natural de diversos animais, como roedores, pássaros, lagartixas, mobílias e alguns insetos.

Os primeiros registros dos gatos domesticados são de 9500 anos atrás, na ilha de Chipre, e 5000 anos atrás no Antigo Egito...

No Egito, Bast (ou Bastet/Fastet) a deusa da fertilidade e da felicidade, considerada benfeitora e protetora do homem, era representada na forma de uma mulher com a cabeça de um gato, e frequentemente acompanhada de vários outros gatos em seu entorno.

Na verdade, o amor dos egípcios por esse animal era tão intenso que havia leis proibindo que os gatos fossem "exportados". Qualquer viajante que fosse encontrado traficando um gato era punido com a pena de morte. Quem matasse um gato era punido da mesma forma e, em caso de morte natural do animal, seus donos deveriam usar trajes de luto.

E, há também, toda aquela baboseira história de que gatos pretos trazem má sorte... Na Idade Média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais. Por isso, diz-se que cruzar com um gato preto é sinal de mau agouro. Em outras culturas, os gatos dessa cor são reverenciados, estando associados a presença de boa sorte.

Os animais de cor preta frequentemente estão presentes em histórias de suspense e terror. Um conto muito popular tratando desse animal é "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe, onde o autor responsabiliza o animal por uma série de acontecimentos sobrenaturais presentes na narração. Histórias desse tipo acabam levando algumas pessoas a desenvolverem um medo patológico de gatos (ailurofobia).

Os gatos são muito conhecidos na cultura popular, por serem grandes astros como, por exemplo:

O Gato Félix
O Gato Félix (Americano de Pelo Curto, preto) foi o primeiro desenho animado a lotar uma sala de cinema, sua primeira aparição é na época do cinema mudo, antes do Mickey Mouse, é até hoje um dos mais conhecidos dos desenhos animados!

Garfield
O mais preguiçoso dos gatos, Garfield (Exótico de Pelo Curto de cor laranja) bem conhecido por ser comilão e sarcástico e odiar segundas-feiras.

"MEOWTH! Thaaaat's  right!"
Miau (Meowth em inglês) é um Mau Egípcio sem pintas e de cor creme. Para quem não sabe, é do Pokémon.


Frajola, ou Sylvester em sua versão americana, é um gato Americano de Pelo Curto bicolor, o que o torna um "Tuxedo Cat" (denominação americana aos gatos pretos com suas partes inferiores brancas, fazendo parecer um terno), mesmo eu achando que ele parece mais com um Norueguês da Floresta de Pelos Longos¹.
1- Norueguês da Floresta de Pelos Longos

A turma do beco
Top Cat, conhecido no brasil como Manda-Chuva é um gato Americano de Pelo Curto de cor amarela que não gosta de trabalhar e sempre dá um jeito de se dar bem sem passar muito trabalho. Outro desenho de minha infância. Nos EUA, sua história se passava em N.Y., mas no Brasil traduziram para Brasília...

Mas é isso o que eu sei sobre os gatos... Estava pra postar isso faz quase um ano! Achei nos rascunhos do blog, a propósito...

"That's all folks!" Abraços e até o próximo post! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário